Introdução
Como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento estético? Uma colher de pau, um lápis, um relógio de pulso ou um ônibus espacial são tecnologias. Essas são formas que o ser humano encontrou para realizar suas ideias e falar do que precisa. Mas nenhuma ferramenta trabalha sem a vontade do individuo. Nenhuma tecnologia substitui o desenho, o desígnio, o projeto.
Na
escola, o mais importante no ensino da arte é colocar o aluno em contato com
diferentes maneiras de expressar suas ideias, para que amplie suas capacidades
comunicativas e descubra suas próprias formas de utilizar os recursos
existentes. Será no dialogo entre as linguagens, que cada um irá se aprofundar
no funcionamento das dinâmicas de composição da imagem a partir de suas próprias
necessidades expressivas.
É muito
importante colocar os alunos em constante estado de atenção e reflexão sobre as
formas de utilização da imagem na sociedade contemporânea, tanto em relação
àquelas produzidas com intenção artística, como todas as que os meios de
comunicação se apóiam para passar suas mensagens.
As
imagens que cada vez mais ganham lugar de destaque nas mídias de massa compõem
um universo de elementos que passamos a referenciar para transmitir nossos
desejos, projetos e medos. O que vemos é uma profunda padronização do aspecto
formal no arranjo desses pedaços. Pessoas e lugares aparecem nas composições
artísticas e comerciais, como se existisse apenas um caminho de comunicação.
Apenas um padrão estético.
Corpos
"photoshopados", resoluções infinitas em gigantescos outdoors,
avanços técnicos na produção gráfica e, principalmente, a velocidade de
propagação das imagens fazem com que se abram novas possibilidades de expressão
e uma necessidade de estabelecer uma educação estética que englobe estes
aspectos contemporâneos de elaboração de formas visuais.
É
interessante levar essa discussão para a sala de aula, apresentando aos alunos
propostas de atividades que utilizem mídias eletrônicas e/ou digitais.
Objetivos
Ampliar as possibilidades expressivas e reflexivas no processo de construção da imagem contemporânea.
Ampliar as possibilidades expressivas e reflexivas no processo de construção da imagem contemporânea.
Conteúdo
específico
Colagem, fotografia, edição digital, comunicação visual e poética pessoal
Colagem, fotografia, edição digital, comunicação visual e poética pessoal
Ano: 8º
Tempo
necessário: 18 aulas
Material
necessário
Um computador com scanner e software de edição de imagens, uma câmera digital (ou câmera de celular), uma impressora colorida, tesouras, estiletes, cola branca, canetas diversas, um retroprojetor, papel, transparências para impressão, canetas de retroprojetor, papeis coloridos diversos, revistas diversas, folhetos e flyers de distribuição gratuita, fotos antigas ou de família.
Um computador com scanner e software de edição de imagens, uma câmera digital (ou câmera de celular), uma impressora colorida, tesouras, estiletes, cola branca, canetas diversas, um retroprojetor, papel, transparências para impressão, canetas de retroprojetor, papeis coloridos diversos, revistas diversas, folhetos e flyers de distribuição gratuita, fotos antigas ou de família.
Desenvolvimento
1ª etapa: coleta e reflexão (2 aulas)
Desde o início do projeto, os alunos devem se sentir pesquisadores de um universo visual que irá envolver tanto aspectos da linguagem plástica como questões ligadas ao comportamento humano.
1ª etapa: coleta e reflexão (2 aulas)
Desde o início do projeto, os alunos devem se sentir pesquisadores de um universo visual que irá envolver tanto aspectos da linguagem plástica como questões ligadas ao comportamento humano.
Na
primeira aula, você deve apresentar à classe vários tipos de imagens que
costumamos ver em nosso cotidiano, como pranchas com obras de artistas
renomados, recortes de revista, panfletos distribuídos na rua, fotos de família
etc. Se for possível, coloque todas essas imagens em um mesmo suporte, como uma
cartolina preta, por exemplo.
Apresente
aos alunos todas as imagens e, em seguida, inicie uma discussão com as
seguintes perguntas:
- Qual a diferença entre as imagens?
- O que cada uma quer comunicar?
- Como foi feita cada uma delas?
- Por quem foram feitas?
- Para que serve uma imagem?
- Qual a diferença entre as imagens?
- O que cada uma quer comunicar?
- Como foi feita cada uma delas?
- Por quem foram feitas?
- Para que serve uma imagem?
Os alunos
devem expor suas opiniões livremente. É importante criar um clima de respeito
entre eles. Qualquer hipótese levantada, por mais absurda que possa parecer,
não pode ser descartada. Direcione o olhar dos estudantes para questões formais
ligadas à composição e às técnicas utilizadas. Pergunte como cada um interpreta
os diversos elementos presentes nas imagens e como dialogam uns com os outros.
Depois
apresente a fonte de cada imagem e abra a discussão, levantando relações entre
como percebemos e interpretamos os estímulos visuais a nossa volta.
Como
tarefa para a próxima aula, peça para cada aluno trazer pelo menos três imagens
de fontes diferentes, que possam ser utilizadas nos trabalhos em classe.
OBS: as
fotos de família que não puderem ser recortadas podem ser copiadas ou
escaneadas.
2ª etapa:
colagem - o todo e a parte (4 aulas)
Toda imagem é composta de diversos elementos que, ao se agruparem, ganham novos significados. Alguns deles são signos conhecidos e fechados, outros apresentam simbologias de acordo com o meio e o receptor. Uma arma de fogo sozinha nunca vai representar leveza e carinho, por exemplo. Mas um horizonte de uma praia traz sempre ideias diferentes dependendo de quem vê. No entanto, ao unir diferentes elementos, transformamos o significado de cada parte, criando uma nova relação e uma nova mensagem.
Toda imagem é composta de diversos elementos que, ao se agruparem, ganham novos significados. Alguns deles são signos conhecidos e fechados, outros apresentam simbologias de acordo com o meio e o receptor. Uma arma de fogo sozinha nunca vai representar leveza e carinho, por exemplo. Mas um horizonte de uma praia traz sempre ideias diferentes dependendo de quem vê. No entanto, ao unir diferentes elementos, transformamos o significado de cada parte, criando uma nova relação e uma nova mensagem.
O
objetivo desta etapa é tentar re-significar os elementos presentes em
diferentes imagens, recortando cada pedaço das figuras trazidas pelos alunos
(você também deve providenciar outras fontes para aqueles que precisarem de
mais formas). A ideia é que cada aluno construa uma nova imagem relacionada à
sua personalidade, aos seus desejos e medos. O estudante poderá fazer a colagem
dos elementos em um novo suporte ou em um fundo com outra imagem. Nesta fase,
apresente técnicas de recorte com tesoura e estilete para garantir uma boa
utilização das imagens. Se possível, crie um banco de elementos visuais que
podem ser separados em pequenas caixas ou pastas para servirem de referência e
de recurso gráfico.
3ª etapa:
digitalizando e manipulando (4 aulas)
Nesta fase, cada aluno irá digitalizar a montagem de sua imagem. Eles deverão fotografá-las ou escaneá-las no computador.
Nesta fase, cada aluno irá digitalizar a montagem de sua imagem. Eles deverão fotografá-las ou escaneá-las no computador.
Os
assistentes do computador para este tipo de trabalho variam de acordo com suas
configurações. Cabe a você explorar o software previamente a fim de se familiarizar
com os procedimentos técnicos. De maneira geral, esses programas são bem
simples e é possível descobrir muitas possibilidades explorando suas opções. O
mais relevante é indicar como procedimento básico a resolução em que será
fotografada ou escaneada a imagem. No caso de foto, o arquivo deve ter no
mínimo 3 megabytes e no scanner, 300dpi.
Salve os
arquivos em uma pasta do computador. Em seguida, os alunos deverão abri-los em
um software de edição de imagem (pode ser comprado, mas há versões gratuitas na
internet). Os estudantes poderão explorar as seguintes ferramentas:
1) Imagem.
Todo software de edição digital possui em sua barra de ferramentas um item
referente aos ajustes básicos. Aqui é possível explorar variações de contraste,
brilho, cor, saturação, recursos de solarização e inversão de tonalidades. É um
bom exercício de exploração, em que o aluno poderá estabelecer um contato
direto com a estrutura da linguagem visual, exercitando sua própria poética.
2)
Efeitos.
Dependendo do software usado, o numero de efeitos disponíveis pode variar.
Neste momento, é importante que o aluno reflita sobre a comunicação da mensagem
da imagem. Explore principalmente as variações que cada efeito terá na
linguagem visual, como profundidade, brilho, figura, fundo e equilíbrio.
Camadas. A grande maioria dos softwares
de edição de imagem trabalha com o conceito de camadas (layers). É como
imaginar diversas folhas de transparência em que cada uma está em uma parte do
desenho, com uma cor ou um elemento. Sobrepostas elas constituem a imagem
inteira. Ao vê-las separadamente, podemos manipular cada camada. Ao inserir
algum novo recurso na imagem, você poderá abrir uma nova camada, assim será
possível corrigir erros e terá mais liberdade na composição dos projetos.
Se você
conhecer bem o software, use outros recursos. Experimente. Reserve um tempo
longo para que cada aluno possa cometer erros que serão os caminhos de sua
própria aprendizagem nas técnicas do software e ganhe assim confiança para
explorar novos recursos.
4ª etapa:
imprimindo e interferindo (3 aulas)
Depois da etapa de exploração dos recursos básicos do software, cada aluno deverá definir uma imagem a ser impressa. Se a escola tiver papéis com uma gramatura alta, as possibilidades de intervenção serão maiores. Este tipo de papel aguenta tinta e outros materiais a base de água. Mas é possível também utilizar papel sulfite.
Depois da etapa de exploração dos recursos básicos do software, cada aluno deverá definir uma imagem a ser impressa. Se a escola tiver papéis com uma gramatura alta, as possibilidades de intervenção serão maiores. Este tipo de papel aguenta tinta e outros materiais a base de água. Mas é possível também utilizar papel sulfite.
Cada um
deve imprimir uma ou mais cópias do seu arquivo e, a partir daí, pode realizar
intervenções com canetas, papeis e outros materiais para elaborar a sua imagem.
Neste momento, é importante organizar uma aula apenas para fruir os trabalhos
em grupo, onde cada estudante devera relatar ao grupo seus caminhos, suas
dificuldades e descobertas. Veja aqui algumas perguntas para inicia a conversa
com a classe:
O que
você quer dizer com esta imagem?
O que utilizou para passar essa mensagem?
Como uma cor ou uma forma podem passar uma mensagem?
No que o computador pôde contribuir para sua composição?
Como as outras ferramentas que você utilizou puderam contribuir?
O que utilizou para passar essa mensagem?
Como uma cor ou uma forma podem passar uma mensagem?
No que o computador pôde contribuir para sua composição?
Como as outras ferramentas que você utilizou puderam contribuir?
5ª etapa:
finalizando os trabalhos (2 aulas)
Nesta etapa do projeto, cada aluno devera digitalizar sua imagem novamente na maior resolução que o equipamento da escola suportar. Serão feitos ajustes necessários para a finalização das imagens. Há dois caminhos para encerrar o projeto:
Nesta etapa do projeto, cada aluno devera digitalizar sua imagem novamente na maior resolução que o equipamento da escola suportar. Serão feitos ajustes necessários para a finalização das imagens. Há dois caminhos para encerrar o projeto:
1)
Imprima o arquivo final em um papel de transparência especial para impressão.
2) Vá para a 7ª etapa: avaliação.
2) Vá para a 7ª etapa: avaliação.
6ª etapa:
projetando e ampliando (2 aulas)
Esta etapa é uma possibilidade de interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição. Em uma sala parcialmente escurecida, use um retroprojetor para que cada aluno possa colocar sua transparência e visualizar sua imagem em outra dimensão. Os alunos podem sobrepor suas transparências, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões. O professor pode tirar fotos destas explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando os limites projetados pelo retroprojetor. O professor pode ainda ter um pequeno acervo de ícones e imagens em transparência para provocar intervenções e discussões sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
Esta etapa é uma possibilidade de interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição. Em uma sala parcialmente escurecida, use um retroprojetor para que cada aluno possa colocar sua transparência e visualizar sua imagem em outra dimensão. Os alunos podem sobrepor suas transparências, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões. O professor pode tirar fotos destas explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando os limites projetados pelo retroprojetor. O professor pode ainda ter um pequeno acervo de ícones e imagens em transparência para provocar intervenções e discussões sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
Avaliação
É muito importante que o professor acompanhe e avalie individualmente cada aluno ao longo do processo, observando, registrando e intervindo com ações que ofereçam à classe recursos para a conscientização dos processos criativos.
É muito importante que o professor acompanhe e avalie individualmente cada aluno ao longo do processo, observando, registrando e intervindo com ações que ofereçam à classe recursos para a conscientização dos processos criativos.
No final
do projeto, peça aos alunos para formarem uma grande roda, onde cada um deve,
por breve tempo, expor os seus trabalhos e apresentar para a turma suas
expectativas e uma autoavaliação de seu desenvolvimento na proposta.
1)Sua idéia
inicial foi alcançada?
2) Como cada ferramenta contribuiu para a concretização de suas ideias?
3) Como se formam as imagens?
4) Como se juntam as imagens?
5) Para que serve uma imagem?
6) Como você vê a forma em que as imagens são utilizadas nos dias de hoje?
7) Existe uma forma ideal?
8) Existe uma imagem real?
2) Como cada ferramenta contribuiu para a concretização de suas ideias?
3) Como se formam as imagens?
4) Como se juntam as imagens?
5) Para que serve uma imagem?
6) Como você vê a forma em que as imagens são utilizadas nos dias de hoje?
7) Existe uma forma ideal?
8) Existe uma imagem real?
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